"Vida louca vida, vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve."

Páginas

29 março, 2009

INSUFICIENCIA RENAL CRÓNICA.

A insuficiência renal crónica é uma doença silenciosa que se estima atingir um em cada 10 portugueses e que devia, por isso, ser alvo de rastreio nos centros de saúde, disse o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
Segundo afirmou João Frazão à Lusa, quando os doentes chegam aos cuidados de saúde especializados já se encontram numa fase avançada da insuficiência renal, o que torna mais difícil o seu combate, tendo em conta que, na grande maioria das situações, é uma doença progressiva e irreversível.
«Há ainda muito a fazer em termos de rastreio da doença e os médicos de família têm um papel fundamental», disse.
Contudo, adiantou, no Dia Mundial do Rim, que se comemora quinta-feira, o grande alerta é para as pessoas em geral tomarem consciência da importância de vigiar a sua saúde, conhecendo a doença, a prevenção e os seus riscos.

«É uma doença com consequências devastadoras. A nível europeu estima-se que 5 por cento da população sofra de insuficiência renal crónica», referiu.
Segundo o nefrologista, é importante que as pessoas procurem o seu médico, façam análises com frequência, tomando assim medidas simples que podem ter resultados importantes.

Os teus rins são vida
Para assinalar o Dia Mundial do Rim, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia junta-se à Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) e à Câmara Municipal de Oeiras para a realização de várias acções de sensibilização.
Sob o tema «Os teus rins são vida», a iniciativa reúne idosos e crianças num workshop de dança e em oficinas de pinturas faciais, esculturas de balões e num teatro de fantoches com o tema «Vida Saudável».
No Porto, a Associação de Doentes Renais no Norte de Portugal realiza uma acção de sensibilização alertando para a prevenção da doença.
Colocando também a tónica na prevenção e no rastreio, os hospitais e clínicas da rede Saúde CUF promovem acções de sensibilização para a saúde dos rins. A iniciativa «Aposte na Prevenção - um conselho Saúde CUF» alerta para os cuidados a ter, já que a maioria das doenças renais é tratável se for detectada a tempo.

Os números da doença
No final de 2007, o número de dependentes de tratamento de substituição da função renal em Portugal era de quase 15 mil, dos quais mais de 9 mil estavam a fazer hemodiálise. O número de novos doentes, só nesse ano, foi de quase 2.500.
No âmbito desta acção, vão ser dados conselhos sobre medidas preventivas e identificadas as pessoas com risco de desenvolver doença renal, nomeadamente diabéticos, hipertensos, obesos, fumadores e maiores de 50 anos, para além de pessoas com história familiar de doença renal, diabetes ou hipertensão.
Em todo o mundo, a doença renal crónica atinge 400 a 600 milhões de adultos, o que corresponde a cerca de 5 por cento da população do globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pensamento voa. Pelo chão cheio de raiva.

fikdik'

Cuide bem do seu amor...
...seja quem for.

É tão bom morrer de amor...

É tão bom morrer de amor...
... e continuar vivendo.

Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Não presto e nem quero...

Não presto e nem quero...
... assuma, você também não!